Presidente lança programa RU Na Hora do Pescado Artesanal Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Presidente lança programa RU Na Hora do Pescado Artesanal

Segundo o Ministério da Pesca, o objetivo é estimular e expandir o consumo de pescado no Brasil, além de gerar renda para pescadores e pescadoras artesanais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na tarde desta quarta-feira (23), em Recife, o programa RU Na Hora do Pescado Artesanal. Por ele, restaurantes universitários de todo o país vão adquirir peixes e frutos do mar dos pescadores artesanais locais. 

Segundo o Ministério da Pesca, o objetivo é estimular e expandir o consumo de pescado no Brasil, além de gerar renda para pescadores e pescadoras artesanais.O programa vai começar como um piloto nas universidades Federal de Pernambuco e Federal Rural de Pernambuco. Nessas duas universidades somadas a estimativa de entrega é de duas toneladas de pescados por semana, com público potencial de 14 mil estudantes. 

A primeira etapa do programa consiste em treinamento e qualificação. As comunidades pesqueiras serão capacitadas para fornecer o pescado fresco, oriundo da pesca artesanal, diretamente aos restaurantes universitários. Para isso, receberão instruções sobre procedimentos sanitários, legais e de engenharia de alimentos.

Exclusivo: China habilita mais 4 frigoríficos e derruba suspensão de outros dois

 “Celebramos hoje um ato de cooperação técnica que respeita as comunidades mais tradicionais, ribeirinhas e litorâneas. O mais importante é a capacitação que os pescadores terão acesso, por meio universidades públicas, para fornecer o pescado sem a figura do intermediário, melhorando a qualidade do produto, facilitando a comercialização e barateando o preço para os brasileiros. Começa em Pernambuco, mas a ideia é que se espalhe por todo o Brasil”, comemorou André de Paula.

O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e pelos reitores da UFPE, Alfredo Macedo Gomes, e da UFRPE, Marcelo Carneiro.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile