NO PIAUÍ

Distrito de Nova Santa Rosa completa 25 anos com destaque na produção agrícola

Colonizada por gaúchos, Nova Santa Rosa é uma das comunidades mais produtivas do município de Uruçuí

O dia 22 de fevereiro é especial para os moradores do distrito de Nova Santa Rosa, no Piauí. Uma comunidade formada por um povo forte e corajoso, que aceitou o desafio de sair do Rio Grande do Sul para desbravar o estado nordestino.

Hoje, esta comunidade desponta como uma das mais produtivas do Matopiba.

Foi por volta de 1996 que o agricultor Celso Werner, assim como muitos outros, viu as primeiras imagens daquela que se tornaria a sua casa. O gaúcho fazia parte da cooperativa Cotrirosa, responsável pelo projeto que colonizou a região piauiense.

“Nós víamos uma planície muito grande no Piauí. Isso nos atraiu”, conta ele.

Na época, cada produtor adquiriu uma área de aproximadamente 125 hectares.  Até hoje a média de tamanho das áreas em Nova Santa Rosa são de 750 hectares.

Uma terra promissora

O sucesso de áreas colonizadas pelos gaúchos em Mato Grosso, Bahia e Goiás inspirou os produtores a se mudarem e investirem nas terras piauienses, o que aconteceu há exatamente 25 anos. Mas isso exigiu muita coragem.

De acordo com o produtor Celso Werner, o desenvolvimento da região aconteceu por conta do investimento em tecnologias.

“Hoje Nova Santa Rosa é o lugar mais tecnológico e onde mais se colhe por hectare”.

Celso Werner, produtor rural

Aos poucos, a certeza do produtor se transformou em realidade. Localizada há 150 km do centro de Uruçuí, Nova Santa Rosa hoje produz grãos em larga escala, em 82 mil hectares cultivados por 120 produtores.

Além da vocação para a agricultura, o distrito também possui um rebanho de aproximadamente 20 mil cabeças de gado e vem adotando a integração lavoura-pecuária em muitas áreas.

Segundo o agricultor Samuel Werner, sua produtividade de soja chega a 80 sacas por hectare. “Hoje todos se espelham no que os nossos agricultores estão fazendo para produzir tanto”, afirma ele.

Números e investimentos

A comunidade estima colher, nesta safra, cerca de 300 mil toneladas de soja e 60 mil toneladas de milho. Número que representa grande parte da produção de Uruçuí.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem valor de produção agrícola em R$13 bilhões.

“Mais de 40% da arrecadação do município de Uruçuí vem do distrito de Nova Santa Rosa”, conta o secretário de agricultura do município Jairo Silva.

De acordo com o prefeito Francisco Wagner, a comunidade também contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar e profissionalização dos jovens do município.

“A comunidade conta com boa infraestrutura, ruas asfaltadas e unidades de saúde e educação”, afirma Wagner.

De acordo com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o investimento na agroindústria deve acelerar ainda mais o crescimento da região.

“Nosso objetivo é conciliar a agenda ambiental com a agenda do desenvolvimento econômico em Nova Santa Rosa”

Rafael Fonteles, governador do Piauí

“Teremos aqui próximo uma usina de etanol de milho que vai potencializar a produção de grãos e agregar valor, gerando biocombustível”, conta Fonteles.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!