Mato Grosso

Comercialização de pluma em Mato Grosso alcança 60,54% da produção 

Avanço na variação mensal é considerado lento, segundo o Imea, tendo avançado apenas 2,25 pontos percentuais

O boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (13), traz as novas projeções. Os apontamentos são quanto à comercialização de pluma para a safra 2022/23 no estado. De acordo com o levantamento, Mato Grosso alcançou 60,54% da produção aguardada para o ciclo, o que representa um avanço mensal de 2,25 pontos percentuais, com um preço médio de R$ 155,21 por arroba. 

O Imea destaca que a desvalorização do preço da pluma observada nos últimos meses foi o principal motivo para o ritmo lento das negociações.

algodão
Foto: Embrapa

Vendas da safra 2023/24 lentas

As vendas referentes a safra 2023/24 também continuam com o ritmo lento em Mato Grosso. O avanço mensal foi de apenas 0,53 ponto percentual, conforme o Imea, atingindo 6,27% da produção estimada para o ciclo futuro. Isso representa 7,98 pontos percentuais atrás do que foi registrado no mesmo período da safra 2022/23. 

“Esse cenário de atraso, atrelado ao menor avanço mensal, é pautado pela mudança de conduta do cotonicultor em aguardar cotações mais atrativas para negociar a sua pluma”, pontua o Imea.

Por fim, as vendas de fevereiro foram negociadas a um preço médio de R$ 138,82 a arroba, alta de apenas 0,25% ante janeiro.

 

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real