EMERGÊNCIA AMBIENTAL

MT adota medida para intensificar combates de incêndios florestais

Neste ano as ocorrências estão três vezes maiores, neste ano, e a preocupação se estende ao Pantanal mato-grossense que apresenta durante o mês de novembro 2.152 focos de calor

Força tarefa do corpo de bombeiros na Serra da Bandeira, em Barreiras (BA), controlou o fogo que atingia a vegetação de cerrado há quase uma semana
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Mato Grosso publicou nesta terça-feira (14) um decreto de emergência ambiental devido a intensificação da onda de calor. O documento, redigido pelo governo do estado, vale por 60 dias e vai permitir novas medidas de prevenção e combate a incêndios florestais, como a compra de bens e materiais, sem necessidade de licitação. 

A iniciativa leva em conta a previsão de que o tempo continue muito quente e seco pelas próximas semanas, o que favorece a ocorrência de incêndios. A preocupação se estende para o Pantanal que nesta temporada, apresentou ser três vezes maior que em 2022.  

Os satélites de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostraram focos ativos de calor em Mato Grosso. Os destaques são para Cáceres, Cuiabá e Poconé.

Ao todo, são 92 focos ativos (hoje) e 64 deles estão localizados na região pantaneira. Durante o mês de novembro no estado foram registrados 2.152 focos de calor, 76% apenas no Pantanal. Sendo que em Poconé, foram 1.283. 

Neste ano os focos destruíram mais de 450 mil hectares do Pantanal Mato-Grossense

De acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrou que neste ano os incêndios destruíram uma área de  456 mil hectares – equivalente a 8,5% do bioma no estado e em 2022, foram 69 mil hectares.

A média mensal para novembro chega a cerca de 20 mil hectares destruídos pelas ocorrências de incêndio. E neste ano, chegou a 282 mil hectares. 

Reforço nas atividades e operações para conter fogo

A situação crítica merece todo cuidado e ações para conter o fogo. São ao menos oito frente de trabalhos que enfrentam essa situação dos incêndios.

Mato Grosso conta com cerca de 100 militares do Corpo de Bombeiros e, desde domingo (12), conta com a parceria de brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nestas operações. 

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, explicou que a Defesa Civil de Mato Grosso, Defesa Civil do município de Poconé e os agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) trabalham em conjunto com os produtores rurais para a contenção do fogo. 


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.