Mato Grosso

Pantanal de MT: turismo, saúde e educação patinam com logística precária

Os impactos causados para a sociedade e a rentabilidade local pela falta de manutenção de trechos das MT-140 e MT-040 foram tema do episódio 46 do Patrulheiro Agro

Além do direito de ir e vir prejudicado, principalmente em épocas de chuvas, a rentabilidade, a saúde e a educação também são vítimas do descaso com algumas estradas e pontes nas MT-140 e MT-040, que corta a Baía de São João no Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio de Leverger (MT), na região do Pantanal mato-grossense. Somente no turismo pesqueiro em média 60 pessoas por semana chegam a frequentar a região.

Na viagem pelos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, em Mato Grosso, o Patrulheiro Agro visitou comunidades rurais e viu de perto as dificuldades enfrentadas pelos moradores por causa da falta de logística na região.

“[Com] O frete por menos de R$ 1,4 mil, a pessoa não pega. A nossa estrada está muito ruim. Quando chove, é 100% pior. Carro traçado tem época que não anda”, comenta o comerciante da região Edson Antônio Duarte Leite.

Segundo a empresária Elisangela Ayala Neves, o turismo pesqueiro atrai em média 60 pessoas por semana para a localidade. Contudo o movimento tem caído devido a logística precária. “Precisamos do turismo aqui. Das pessoas vindo aqui para poder aumentar a renda”.

Educação prejudicada

Thayssa Stephanny da Silva Correia não vê a hora das pontes no trecho serem arrumadas para não ter os estudos ainda mais prejudicados. “Se tivesse a ponte, conseguiríamos passar. Só que não tem. Temos de passar por baixo. É lá que atola muito”, afirma.

A mãe da estudante, Celizete da Silva Correia, revela que por conta dos problemas logísticos com a estrada e as pontes a filha chega a ficar cerca de um mês sem frequentar a escola. “Alguma coisa que sei, eu ajudo. O que não sei ela pesquisa na internet”.

Pontes precisam ser refeitas do zero

Na avaliação do engenheiro civil Sandro Cavalcante Custódio realizar o reaproveitamento das pontes existentes hoje como estão é um risco para a comunidade. “A única solução é realmente fazer a construção nova dessas pontes, fazer um acesso melhorado em ambos os lados para que os turistas e a comunidade possam ter um acesso sem tanto perigo”.

De acordo com a Secretaria Estado de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT), a manutenção de rodovias não pavimentadas é de responsabilidade das prefeituras, que recebem parte dos recursos do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab).

A equipe de reportagem do Canal Rural Mato Grosso entrou em contato com a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, responsável pelos trechos citados na reportagem, mas não teve resposta até o momento.

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