Política

Suplente de Fávaro entra para a Frente Parlamentar da Agropecuária

Com o titular no Ministério da Agricultura, Margareth Buzetti (PSD-MT) ocupará cadeira no Senado Federal

A ida de Carlos Fávaro para o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) não fará com que a bancada do agro seja desfalcada no Congresso Nacional. Isso porque a primeira suplente dele no Senado Federal, a empresária Margareth Buzetti (PSD-MT), anunciou nesta semana que fará parte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

+ Lula está ‘radicalizado e ideologizado’ contra agro, diz novo presidente FPA

“Como senadora pelo estado de Mato Grosso reconheço a importância vital do agro para a economia brasileira”, afirmou Margareth em postagem divulgada em seu perfil no Instagram. “Por isso, assinei ontem [segunda, 30 de janeiro] a minha adesão à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), onde contribuirei para que o setor cresça cada vez mais, me posicionando nos projetos que afetam a nossa produção agropecuária”, prosseguiu ela.

“Hora de construirmos pontes e os agricultores de Mato Grosso e do Brasil podem contar comigo” — Margareth Buzetti

“Agora é a hora de construirmos pontes e os agricultores de Mato Grosso e do Brasil podem contar comigo para isso. Cumprimento o deputado Sérgio Souza pelo trabalho à frente da FPA nos últimos anos e desejo sorte ao deputado Pedro Lupion, que terá a missão de comandar a FPA no próximo biênio”, seguiu Margareth ao destacar, assim, o antigo e o novo presidente do colegiado voltado a defender os interesses do agro no Congresso.

Sócia da Buzetti Pneus Cuiabá Ltda, Margareth Buzetti foi eleita primeira suplente de Carlos Fávaro na eleição suplementar realizada em 2020 — que ocorreu em virtude da cassação do mandato da Juíza Selma Arruda. Ela, que nunca havia disputado um mandato público, se prepara para desempenhar o cargo de senadora por Mato Grosso enquanto o titular estiver à frente do Mapa.

Nova integrante da FPA trocou recentemente de partido

suplentes de carlos fávaro se filiam ao psd
Margareth Buzetti, Carlos Fávaro e José Lacerda: todos no PSD | Foto: Instagram/reprodução

Hoje no PSD, mesmo partido de Carlos Fávaro, Margareth Buzetti pertencia aos quadros do PP. A troca de legenda se deu em dezembro do ano passado — e nos bastidores do poder foi tida como sinal de que Fávaro se fortalecia como potencial indicado para conduzir o Ministério da Agricultura, o que foi ratificado por Lula dias depois.

Suplente de Fávaro não votará na eleição da mesa senadora do Senado

Senado, votação de PEC
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Apesar de divulgar que trabalhará em prol do agronegócio de Mato Grosso e do Brasil no Senado, além de entrar para o grupo da FPA, Margareth Buzetti não estará presente na sessão desta quarta-feira (1º), que marcará o fim do recesso legislativo. Assim, não estará apta a votar para a eleição da mesa diretora da Casa.

Margareth não votará para a eleição da mesa diretora do Senado porque Fávaro foi exonerado pelo presidente Lula da função de ministro da Agricultura, conforme noticiou mais cedo o Canal Rural MT. A expectativa é de que ele ajude na reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência da Casa e, consequentemente, volte a ser nomeado para o comando do Mapa.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.