Nacional

Polícia desarticula quadrilha que vendia tecnologia agrícola roubada

A Operação "Lagarta Elasmo" identificou um 'mercado alternativo' de produtos roubados de produtores rurais

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e de São Paulo lançaram uma operação para desarticular um esquema de furto e venda de equipamentos de tecnologia agrícola.

Batizada de ‘Operação Lagarta Elasmo’, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em diferentes estados.

O nome da operação diz respeito à praga agrícola que pode causar grande perda de produtividade nas safras de soja e milho.

Ainda, segundo as autoridades, os furtos já causaram grandes prejuízos aos produtores rurais do Mato Grosso do Sul.

As investigações da operação, identificaram que havia um “mercado alternativo” de produtos roubados. Estes eram reinseridos no “mercado comum” para venda.  A Polícia Civil agiu visando à localização de eletrônicos, documentos, e para a tentativa de recuperação de itens furtados que estivessem na posse dos indivíduos identificados como os mais ativos negociadores deste mercado.

Operação

Nesta quinta-feira (29) foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.

Dois na cidade de Dourados (MS), um em Maracaju (MS), um em Ipezal (MS), distrito de Ivinhema (MS), e oito na cidade de Assis (SP). O município em SP foi onde se localizou as antenas e monitores de GPS.

Além disso, encontraram documentos, telefones celulares, notebooks e uma arma de fogo em posse de um empresário que foi preso em flagrante.

As buscas realizadas têm como objetivo a reunião de provas das atividades da rede criminosa, bem como posterior identificação dos destinatários finais dos produtos subtraídos.