CONVÊNIO

Acordo quer promover vinhos e espumantes brasileiros no exterior

O Brasil tem mais de 1.100 vinícolas e é a sexta maior área de plantação do hemisfério Sul, com 81 mil hectares de área plantada

produção de vinhos, apex
Foto: Freepik

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) assinaram, nesta quinta-feira (21), um novo convênio para o projeto setorial Wines of Brazil. O acordo terá vigência entre 2024 e 2025 e prevê um aporte de R$ 10 milhões em investimentos, o maior da história do projeto.

O objetivo do convênio é promover os vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado internacional. Para isso, o projeto irá realizar ações de promoção comercial, qualificação de vinícolas e apoio à obtenção de certificações em ESG.

“O Brasil tem um potencial enorme para se tornar um grande produtor e exportador de vinhos. Com este novo convênio, vamos fortalecer os esforços para promover os nossos produtos no exterior e ampliar a participação do Brasil neste mercado”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também participou da cerimônia de assinatura do convênio e ressaltou a importância da vitivinicultura para o estado. “A vitivinicultura é um setor estratégico para o Rio Grande do Sul, gerando empregos, renda e desenvolvimento econômico. O novo convênio com a ApexBrasil é uma importante oportunidade para o setor continuar crescendo e se consolidando no mercado internacional”, disse Leite.

Entre as metas do novo convênio estão:

  • Qualificação de novas vinícolas, com foco em todas as regiões vitivinícolas do Brasil;
  • Promoção do suco de uva;
  • Capacitações e apoio às vinícolas para obtenção de certificações em ESG;
  • Foco em outras regiões produtoras, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional;
  • Qualificação de mais mulheres para cargos de gestão nas empresas, impulsionando sua participação nos negócios internacionais;
  • Inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no mercado internacional através da qualificação e treinamento.

O Wines of Brazil é um projeto setorial da ApexBrasil que tem como objetivo promover os vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado internacional. O projeto já realizou diversas ações de promoção comercial, qualificação de vinícolas e apoio à obtenção de certificações, contribuindo para o crescimento do setor vitivinícola brasileiro no exterior.

Dados do setor

O Brasil tem mais de 1.100 vinícolas e é a sexta maior área de plantação do hemisfério Sul, com 81 mil hectares de área plantada. O país também possui oito regiões de indicações geográficas e duas denominações de origens para vinhos e espumantes.

Em 2022, o Brasil bateu recorde nas exportações de vinhos e espumantes, com US$ 13,6 milhões. Também no ano passado, o Brasil exportou para mais de 50 países, sendo os principais: Paraguai, Uruguai, China, Estados Unidos e Reino Unido.

Para 2023, as expectativas são ainda mais positivas. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de vinhos e espumantes brasileiros no primeiro semestre de 2023 totalizaram US$ 5.775.799. O valor representa um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2022.