Rio Grande do Sul

Expodireto Cotrijal 2023 deve se consolidar como a maior da história

Realizada no interior gaúcho, feira agropecuária deve bater recorde de público

Em 2023, a Expodireto Cotrijal deve bater o recorde de visitantes em uma única edição. Nos quatro primeiros dias de atividades, a feira agropecuária que ocorre nesta semana em Não-Me-Toque recebeu 262.220, segundo a organização.

+ Setor de máquinas agrícolas é destaque na Expodireto Cotrijal

Dessa forma, quase superou os 263 mil registrados no ano passado. A maior quantidade de público foi registrada em 2019, com 268 mil visitantes na ocasião. Para este ano, falta a contabilização final, com a soma de visitantes incluindo esta sexta-feira (10).

Somente na quinta, 81,2 mil pessoas prestigiaram a Expodireto Cotrijal. Quantidade que representa queda em relação aos 91.250 de quarta (8), mas superior aos 35.320 visitantes de segunda (6) e aos 54.450 de terça-feira (7).

Conforme o vice-presidente da cooperativa Cotrijal, Enio Schroeder, não há dúvida de que esta será a maior edição da feira. “Vamos bater todos os números em público”, afirma o dirigente.

Vendas da Expodireto Cotrijal

cotrijal - faturamento e sobras - 23ª edição da Expodireto Cotrijal
Foto: Cotrijal/Instagram/reprodução

Em relação à comercialização na feira, Schroeder relata que os números ainda são prematuros, pois é preciso apurar os dados com os bancos tradicionais, bancos das montadoras e vendas à vista realizadas nos estandes. Mesmo assim, ele demonstra entusiasmo com a parte de negócios da edição deste ano.

“É importante que ocorram bastante vendas aqui, mas a feira também é importante para concretização de negócios posteriores. É comum o produtor vir na Expodireto, trocar ideias, ver os equipamentos e depois fazer o negócio”, avalia Schroeder.

Os números finais da Expodireto Cotrijal 2023 serão apresentados em coletiva de imprensa programada para ter início às 17h desta sexta-feira (10), na Arena Agrodigital. A expectativa sobre o estabelecimento de novos recordes, além do espaço dado pelo evento à questão da estiagem no Rio Grande do Sul, foi tema de reportagem de Eliza Maliszewski, do Canal Rural RS, para a edição desta sexta-feira (10) do telejornal ‘Mercado & Companhia’ (vídeo acima). Ao lado do cinegrafista Marcel Oliveira, ela cobriu os cinco dias de atividades da feira realizada no interior gaúcho.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.