COMITIVA

RS e governo federal alinham ações de apoio aos atingidos pelas chuvas

O prognóstico de novas chuvas intensas nos próximos meses no estado também foi pauta da reunião. Leite disse que as ações precisam ser pensadas já considerando as novas dificuldades que virão

rio grande do sul, chuvas, governo federal
Foto: Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e ministros do governo federal se reuniram nesta quinta-feira (28), em Lajeado, no Vale do Taquari, para ajustar ações de recuperação das cidades atingidas pelas chuvas no estado.

Durante o encontro, o governo do estado apresentou um panorama atualizado do enfrentamento dos estragos causados pelos eventos climáticos adversos, além de tratar das ações já em curso e as que estão sendo articuladas com a União e os municípios.

O governador Leite destacou que, neste momento, as principais medidas estão relacionadas às soluções para habitação, reconstrução da infraestrutura e recuperação econômica das cidades atingidas.

O governo do estado já anunciou R$ 1 bilhão em linhas especiais de financiamento por meio do Banrisul e articula com o governo federal novas alternativas para oferecer crédito com condições facilitadas.

O prognóstico de novas chuvas intensas nos próximos meses no estado também foi pauta da reunião. Leite disse que as ações precisam ser pensadas já considerando as novas dificuldades que virão.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também destacou a importância do alinhamento para o atendimento efetivo das necessidades das comunidades.

Ações no Rio Grande do Sul

  • O governo do rstado já anunciou R$ 1 bilhão em linhas especiais de financiamento por meio do Banrisul;
  • O governo federal está articulando novas alternativas para oferecer crédito com condições facilitadas;
  • Equipes técnicas estaduais, federais e municipais estão alinhando ações para a reconstrução das cidades atingidas;
  • O governo do Estado está estudando soluções para a habitação das famílias desabrigadas;
  • O governo federal está disponibilizando linhas de crédito para diferentes setores;
  • O governo do Estado está trabalhando para a retomada de serviços públicos.