Rio Grande do Sul

RS: entidades do setor de proteína animal se reúnem com governador

Lideranças pediram esforços para aumentar a produção local de milho para alimentar rebanhos e liberação de recursos

Entidades representantes do setor de proteína animal e deputados estaduais ligados à bancada da agricultura se reuniram nesta segunda-feira (24) com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para apresentar as demandas e ações para combater a crise produtiva.

No encontro, as lideranças pediram atenção a questões fundamentais para a manutenção das atividades no campo. Participaram representantes ligados às cadeias produtivas de aves, suínos, ovos, peixes e lácteos.

Entre as questões tratadas está a retirada de investimentos por parte de grandes grupos que migraram para outros estados, assim como as dificuldades financeiras de cooperativas e agroindústrias.

Também foram pedidos esforços para aumentar a produção local de milho, fundamental para alimentação animal e que hoje em sua maioria vem de outros estados. Uma alternativa seria a de que o governo subsidie uma parte para aquisição de milho para a agricultura familiar, além de fundos de apoio para estímulo à produção.

No caso do leite, foi solicitada a liberação de recursos do Fundoleite para aumentar o consumo dos lácteos, além de outras medidas para aumentar a competitividade. O Fundoleite financia projetos que ajudam a desenvolver a cadeia produtiva do leite.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.