Trigo

Safra de trigo do RS é revista para cima

Produção deve crescer 32%, aponta a Emater

O ciclo do trigo avança no Rio Grande do Sul. A Emater realizou um novo levantamento da safra de inverno e elevou a projeção para a safra do cereal. O clima colaborou com todas as culturas.

Na segunda avaliação das culturas de inverno, a área de trigo foi estimada em 1,458 milhão de hectares. Além disso, a produtividade foi elevada para 3,210 quilos por hectare. Esse volume representa, a saber, 11% a mais do que o esperado anteriormente.

+ Aumento nas importações de milho
+ Mercado do algodão com grande volatilidade

Dessa forma, a produção deve ser 32% maior, somando 4,680 milhões de toneladas do cereal. O tempo foi bastante favorável para a cultura que se desenvolve bem, com espigas bem formadas e grãos uniformes. Nesse sentido, destaque para a região de Frederico Westphalen, onde o trigo deve ter produção 18% maior. A colheita evoluiu para 4% no estado e as lavouras em maturação representam 28% da área.

“A boa safra do Paraná pode influenciar positivamente na precificação do trigo [no RS]” — Paulo Pires

“O preço pago ao produtor pode ter oscilações no decorrer desta safra. Já começou a safra do Paraná e tem questões novas, como a quebra da safra da Argentina. A boa safra do Paraná pode influenciar positivamente na precificação do trigo do Rio Grande do Sul”, explica o presidente da divisão gaucha da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), Paulo Pires.

“Temos uma grande capacidade produtiva no Rio Grande do Sul. Outro aspecto interessante, mesmo com os recursos não chegando na hora certa, o produtor fez uma lavoura muito bem feita. Aliás, isso é um elogio aos nossos produtores. Não existe mais produtor que faz a coisa meia boca. O produtor está fazendo as coisas bem feitas e isso é muito bom porque logo ali na frente os resultados aparecem”, prosseguiu o representante da Fecoagro.

Mais trigo e mais canola

Plantação de Canola
Foto: Embrapa Trigo

Em relação à canola, a produção gaúcha deve crescer mais de 40%, com 87,5 mil toneladas. Na região de Ijuí, as plantas apresentam alto potencial produtivo.

Nas culturas de verão, o milho tem 66% da área já implantada, com desenvolvimento lento devido às baixas temperaturas. Em termos de pragas, segue o alerta para a cigarrinha. Além disso, algumas lavouras foram afetadas por pulgões.

______________

Acompanhe as principais notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.