
No Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, área marcada pelas enchentes de 2023 e 2024, operações de desassoreamento já retiraram 623 mil metros cúbicos de sedimentos de diferentes cursos d’água.
As medidas previnem alagamentos e reduzem os riscos decorrentes do transbordamento de rios e arroios provocado por chuvas intensas. O governo do estado atua por meio do programa Desassorear RS.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Dos 32 municípios da região contemplados, os trabalhos estão em execução ou já concluídos em 21 deles. Em todo o Rio Grande do Sul, o programa já retirou mais de 2,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Marcelo Caumo, destaca que levar proteção e tranquilidade à população que passou pela experiência das cheias é um ponto alto do programa.
“No Vale do Taquari e em todas as cidades participantes, percebemos o aumento da sensação de segurança, as pessoas ficam mais confiantes em relação às chuvas após as ações de desassoreamento”, destaca.
Desassoreamento em Roca Sales (RS)
No município de Roca Sales, o programa Desassorear RS registrou a remoção de 29 mil metros cúbicos de sedimentos e segue em andamento.
As intervenções estão concentradas no arroio Augusta, na Linha Marechal Floriano, e no arroio Júlio de Castilhos, na Linha Júlio de Castilhos, com a retirada de areia, seixo, material flutuante e outros resíduos acumulados ao longo dos anos.
De acordo com o prefeito Jones Wunsch, recentemente houve uma nova enxurrada no local onde já foi realizado o desassoreamento e o arroio permaneceu no leito, mesmo com o grande volume d’água recebido.