ACIDENTE

Trem de carga com 30 vagões carregados com milho descarrila no interior paulista

Composição da Rumo Logística estava indo ao Porto de Santos. É o segundo acidente em sete dias envolvendo mesma carga, empresa e cidade

trem descarrilado milho
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um trem de carga da Rumo Logística descarrilou na tarde de quinta-feira (2) no município de Araraquara, interior de São Paulo. Cerca de 30 vagões carregados com milho saíram dos eixos e, de acordo com a empresa, ninguém ficou ferido.

O trabalho de remoção dos vagões e limpeza da linha férrea seguiu durante toda a madrugada e deve continuar ao longo desta sexta com o auxílio de tratores e caminhões. De acordo com a companhia, ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu no Km 14 da ferrovia, entre os pátios de Tutoia e o distrito Bueno de Andrada, em Araraquara. Uma das suspeitas é que houve falha em um engate, causando a queda dos vagões.

A linha é uma das principais ligações ferroviárias que conecta o interior paulista ao Porto de Santos. A administração portuária disse, em nota, que “não foram registrados impactos na operação ferroviária”.

O trecho da linha férrea entre Bueno de Andrada e Tutoia, em Araraquara, faz parte da Malha Paulista, que é operada pela Rumo, e é usado principalmente para transportar cargas diversas, como commodities agrícolas, produtos industrializados e combustíveis.

Trata-se do segundo acidente na cidade em sete dias envolvendo a mesma companhia. Em 25 de setembro, uma composição também com milho colidiu em um caminhão carregado com cana-de-açúcar em uma passagem de nível quando o veículo tentou avançar sobre a linha férrea antes de o trem passar. Na ocasião, 14 dos vagões saíram dos trilhos e tombaram.