Soja Brasil

Conheça a fazenda que sedia a Abertura Nacional da Colheita da Soja

Evento acontecerá no dia 17 de fevereiro, em Sebastião Leal, no Piauí

A tradicional Abertura Nacional da Colheita da Soja será realizada no dia 17 de fevereiro, em Sebastião Leal, no Piauí, dentro da Fazenda Progresso. Essa é a primeira vez que o estado sedia o evento e, além do aguardado enfileiramento das colheitadeiras, também estarão reunidas autoridades do setor e os maiores especialistas do país na oleaginosa para discutir temas de interesse de toda a cadeia, como custos de produção, mercado, tecnologia e logística.

Fazenda Progresso - Abertura Nacional do Plantio da Soja
Fazenda Progresso, em Sebastião Leal (PI). Fotos: Grupo Progresso

Para te dar uma amostra da propriedade onde tudo isso vai acontecer, o Projeto Soja Brasil, idealizador da iniciativa juntamente com a Aprosoja Brasil, conversou com o sócio e diretor de Operação do Grupo Progresso, Gregory Sanders.

Fazenda Progresso - Piauí
Fazenda Progresso (PI) – 36 mil hectares de área total de lavoura

Segundo ele, a fazenda possui 36 mil hectares de área total de lavoura e nesta safra 21/22, 26.250 hectares foram destinados ao plantio de soja. “Temos a expectativa de colher entre 60 e 63 sacas de média por hectare. O volume de chuvas ajudou bastante durante a semeadura e não tivemos veranico significativo durante a safra”, conta.

Plantação de soja - Fazenda Progresso - Piauí
Foto: Grupo Progresso

Custos de produção

Sanders diz que, assim como os outros estados, o Piauí também sentiu a elevação dos custos de produção, originada, principalmente, pela alta dos fertilizantes. Para driblar o problema e tentar manter a rentabilidade, o volume de adubação neste ciclo foi reduzido por conta da reserva satisfatória que já se encontrava em solo em decorrência do reforço nas temporadas passadas.

Fazenda Progresso - Piauí

O diretor de Operação da Fazenda Progresso destaca, ainda, que o fato de a Abertura Nacional da Colheita da Soja ser sediada no Piauí é motivo de satisfação. “Coincidiu com a projeção do estado ter a melhor safra de soja de todos os tempos, dos últimos 20 anos, quando o plantio começou por aqui de fato. Esse evento com certeza trará projeção ao nosso estado, para mostrar ao Brasil a importância de nossas lavouras e como fazemos o manejo dessa cultura tão importante, ainda mais agora em que há uma onda de reconhecimento da importância econômica do agronegócio para o país”, destaca.