Diversos

ABPA lança guia com orientações sobre gestão de gases de efeito estufa

O material orienta, de forma ilustrativa e detalhada, como construir um inventário de emissões de GEE

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou neste mês, por meio do “Programa ABPA de Incentivo às Práticas Sustentáveis”, um guia que trata da gestão de gases do efeito estufa (GEE) no âmbito das agroindústrias e das propriedades da avicultura e da suinocultura do Brasil. O guia é gratuito e pode ser obtido clicando aqui.

+ Embrapa lança mais uma edição do curso que ensina a produzir espumantes

Produzido com o apoio da Flos Ambiental, o guia apresenta informações de entendimento básico sobre o que são os GEE, a política nacional de mudanças climáticas, o decreto de número 11.075 que estabelece os planos setoriais de mitigação das mudanças climáticas e institui o sistema nacional de redução de emissões de GEE. Sobretudo, o material ainda divulga outros pontos.

Além disso, o guia orienta, de forma ilustrativa e detalhada, como construir um inventário de emissões de GEE, com escopo estabelecido a partir de emissões diretas, de terceiros e de outros que não estão sob responsabilidade da empresa.

ABPA, COP27 e ações em favor do clima

sustentabilidade - brasil - cop27 - tv brasil
Foto: TV Brasil/reprodução

Lançado no contexto da realização da COP27, o material é mais uma ação que busca reforçar, no âmbito do programa da ABPA, a implantação de práticas alinhadas à gestão sustentável de toda a cadeia produtiva, independentemente do tamanho e do impacto econômico, social e ambiental do estabelecimento.

“O novo guia tem este propósito: colocar o setor alinhado às expectativas e metas do Brasil no âmbito da sustentabilidade” — Sula Alves

“O Programa da ABPA busca incentivar as práticas em toda a cadeia produtiva, por meio de orientações a produtores e empresas sobre medidas e controles para o desenvolvimento sustentável. O novo guia tem este propósito: colocar o setor alinhado às expectativas e metas do Brasil no âmbito da sustentabilidade”, avalia a diretora técnica da ABPA, Sula Alves.