Agricultura

Governo de SP lança plataforma que conecta produtores e compradores

De acordo com a Secretaria de Agricultura, a Agro SP deve beneficiar principalmente os pequenos produtores, aumentando as vendas

Conectar produtores e compradores é o principal objetivo da plataforma Agro SP, lançada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 17. A novidade deve beneficiar principalmente os pequenos agricultores do estado, além de aumentar e diversificar a oferta para atacadistas e demais compradores.

De acordo com a pasta, os produtores rurais paulistas poderão se conectar com mercados, feiras, restaurantes, distribuidores e consolidadores por meio da plataforma aberta e gratuita Agro SP, assim como os representantes de empresas que comercializam alimentos também poderão acessar a ferramenta para encontrar e fazer negócio com produtores das mais diversas cadeias produtivas.

“Esta é uma ferramenta inovadora que permitirá ao produtor um aumento em suas vendas e, consequentemente, maior renda para se posicionar no mercado, além da possibilidade de vender os produtos em locais próximos a sua região. Já os compradores poderão se relacionar e firmar negócios diretamente com o produtor, sem a presença de atravessadores, podendo comercializar um produto com melhor custo-benefício e de melhor qualidade, já que ele pode optar por produções mais próximas ao estabelecimento”, afirma o secretário Gustavo Junqueira.

A plataforma surgiu como uma solução pós-pandemia, considerando a mudança de hábitos de consumo e crescimento do comércio eletrônico. De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) encomendado pela Febraban, a pandemia alterou hábitos de consumo, principalmente em setores ligados ao comércio e aos serviços, demonstrando a intenção de aumento de compras on-line e uso de serviços de delivery.

Como o Agro SP funciona?

A AgroSP permite a criação de cadastro dos produtores, cooperativas rurais e agroindústrias envolvidos na produção e comercialização de produtos agropecuários e sua localização geográfica.

No cadastro, que pode ser realizado também pelo celular e está integrado à sistema de geolocalização, cada produtor descreve a sua lista de produtos e aponta sua localização, se usa nota fiscal e suas modalidades de relação comercial, enquanto o comprador cadastra seu CPF ou CNPJ, localização, a lista de produtos procurados e pede cotação para sua “lista de compras”.

No mapa gerado pela ferramenta, é possível localizar produtos e regiões específicas e o resultado traz informações como lista de produtos, preço e contato dos selecionados, permitindo que os estabelecimentos adquiram os itens diretamente dos produtores.

Para facilitar tanto o cadastramento como a compra, os produtos estão organizados por categoria, variedade e classificação seguindo os padrões de mercado, consulta de preços base na Ceagesp, e todos apresentam fotos para rápida identificação.

Está em desenvolvimento uma segunda fase da plataforma que trará novidades como funcionalidades que permitem qualificar as relações entre produtores e compradores, oferecer apoio a estas relações, disponibilização de serviços para cadeias específicas como café, trazer os demais atores da cadeia do agronegócio para dentro da plataforma e prestar serviços aos usuários como treinamento e aperfeiçoamento nas melhores práticas agropecuárias, acesso às principais pesquisas e formas práticas de aplicação, atendimento técnico direto e emissão de documentação eletrônica.

Empreendedorismo

A plataforma Agro SP é uma iniciativa da secretaria para incentivar a compra dos produtos alimentícios produzidos por agricultores locais. A ação se enquadra no macro programa “Cidadania no Campo 2030”, realizado pela pasta, que tem como pilares a sustentabilidade e segurança dos alimentos; infraestrutura no campo; produção, distribuição e consumo sustentável; inovação; empreendedorismo e Agro SP Sustentável.

“A Agro SP está nos pilares de inovação e empreendedorismo do Cidadania no Campo, uma vez que traz elementos digitais para a facilitação das relações comerciais ao mesmo tempo em que trabalha lado a lado com os produtores rurais, no apoio para uma gestão mais eficiente e moderna. Ele também se enquadra na produção, distribuição e consumo sustentável como apoio para conectar as pontas e agregar canais de venda e conexões”, diz Junqueira.