Agricultura

Aplicativo da Conab ajuda a calcular descontos de armazenagem

O app promete auxiliar produtores a calcular e identificar previamente custos importantes para uma melhor negociação da tarifa de armazenagem

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou um novo aplicativo para celular voltado ao setor armazenista: o Descontos de Armazenagem.

O app promete auxiliar os produtores rurais do país a calcular e identificar previamente custos importantes para uma melhor negociação da tarifa a ser paga aos armazéns contratados na guarda de seus produtos.

silo, armazém, armazenagem
Foto: Agência IBGE Notícias

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado a partir da Play Store. Inicialmente, é direcionado para smartphones com sistema Android, mas já há planos de disponibilizar em breve a versão para IOS.

Resultado de uma parceria da Conab com o Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar), o app foi desenvolvido de forma colaborativa para auxiliar no cálculo dos descontos durante o armazenamento de grãos/cereais, já considerando o grau de impureza, umidade e quebra técnica.

“Essa entrega aos produtores que utilizam a armazenagem, de um aplicativo que mostre de forma simples e direta o desconto obtido pela quebra do seu produto durante a estocagem, certamente vai ampliar a capacidade de negociação dos preços pelos serviços que eles recebem”, garante o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

“A disponibilização desta ferramenta faz parte, inclusive, de um importante propósito na missão da Companhia, que é o de prover inteligência agropecuária.”

O aplicativo foi idealizado para fornecer os resultados necessários para o melhor entendimento do usuário, que, inclusive, poderá escolher se os resultados do cálculo serão apresentados em toneladas, percentual, ou até em reais. Isso é necessário porque o produto proveniente da área de cultivo, normalmente, apresenta teores de impureza e umidade superiores aos recomendados para comercialização, armazenagem ou processamento.

A ideia da criação do app surgiu da vontade da Conab de fornecer um suporte maior ao mercado de armazenagem e proporcionar ampla transparência ao setor.

“Os clientes de armazéns, em especial os produtores rurais, apresentavam constantes dúvidas sobre a metodologia dos descontos cobrados pelas empresas privadas”, explica o superintendente de Armazenagem da Conab, Stelito Reis. “Agora, com o App, eles podem determinar esse quantitativo de forma fácil, rápida e segura.”

A amplitude de atuação do app também foi destacada pelo diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, José Trabulo Júnior.

“Um ponto positivo do aplicativo é que ele possibilita uma transparência de informações que pode auxiliar tanto os grandes produtores quanto os pequenos”, ressalta. “Aqueles que têm menos acesso à informação acabam prejudicados na negociação. E essa capacidade de seleção motiva tanto o aumento da procura quanto a especialização da oferta, uma vez que a concorrência pode gerar mais desenvolvimento para o setor armazenista.”