Arroz

Arroz: no acumulado do ano, Brasil exportou 58% a mais em relação a 2019

De acordo com a Cogo - Inteligência em Agronegócio, não houve ingresso do grão de fora do Mercosul no país durante o mês de outubro

Entre janeiro e outubro de 2020, o Brasil exportou 1,695 milhão de toneladas de arroz (base casca), 58% acima do mesmo período de 2019 e importou 860,5 mil toneladas. O superávit na balança comercial do produto atingiu 835 mil toneladas.

De acordo com a análise da Cogo – Inteligência em Agronegócio, no mês de outubro, não houve ingresso de nenhum volume expressivo de países de fora do Mercosul no mercado brasileiro. Isso teria ocorrido porque as importações já contratadas – dos Estados Unidos, Índia e Guiana – , deverão dar entrada no Brasil durante novembro.

Em relatório, a consultoria lembra que, em função da forte alta dos preços do arroz no varejo e do acumuldo das exportações, o governo federal decidiu zerar a Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de produto de fora do Mercosul, para o arroz em casca e beneficiado, até 31 de dezembro de 2020. A redução temporária está restrita à cota de 400 mil toneladas do grão.

Segundo a Cogo, a decisão de zerar a TEC interrompeu a trajetória de alta dos preços. No entanto, embora tenha reduzido o interesse de compra do atacado e dos varejistas, a medida não provocou pressão baixista nas cotações internas.

Confira a íntegra do relatório da Cogo – Inteligência em Agronegócio: