Arroz

Após isenção de taxas, Brasil já comprou quase 200 mil toneladas de arroz

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz, os Estados Unidos, Índia e Guiana são as principais fontes neste momento

arroz importação
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

Desde que o governo federal zerou a Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz de fora do Mercosul, como medida para conter a alta nos preços do produto, o Brasil já negociou a compra de cerca de 200 mil toneladas do cereal em casca. 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), os Estados Unidos, Índia e Guiana são as principais fornecedores no momento.  “A previsão é de que o arroz chegue no Brasil entre a segunda quinzena de outubro e novembro”, afirmou a entidade. 

Entenda 

A isenção das importações começou a ser discutida em meados de agosto, quando a Abiarroz enviou um pedido à câmara setorial do Ministério da Agricultura, para que fosse analisada a escassez do produto no mercado interno.

A medida se concretizou na início de setembro, quando a Câmara de Comércio Exterior (Camex) liberou o total de 400 mil toneladas, com tarifa de importação zerada para arroz não parboilizado, polido ou brunido, até 31 de dezembro de 2020.