Agricultura

Assaltantes invadem fazenda em MT e roubam R$ 180 mil em defensivos

Como se não bastasse o prejuízo com a estiagem na região, produtor teve uma péssima surpresa na véspera de Natal

porteira da fazenda trancada
Foto: Pixabay

Se não bastasse o tempo seco castigando as lavouras em Nova Maringá (MT), o produtor rural Alaercio Bicego teve uma surpresa desagradável às vésperas do Natal. Na madrugada desta segunda-feira, dia 24, quatro criminosos invadiram a fazenda do produtor e roubaram R$ 180 mil em defensivos agrícolas, sendo 300 quilos de fungicida e 200 litros de inseticida.

“Chegaram em uma caminhonete e renderam o funcionário e a esposa dele. Tinha uma outra caminhonete dando cobertura. Eles levaram também pertences pessoais e eletrodomésticos”, conta.

O agricultor conta que não há patrulha na cidade. “São apenas seis policiais para atender o segundo maior município de Mato Grosso”, diz.

A criminalidade assusta os produtores também pela frequência. De acordo com Bicego, uma fazenda vizinha — distante cerca de um quilômetro — também foi roubada. “Oito dias atrás, com os mesmos modus operandi”, lamenta.

Nova call to action

Estiagem

Na sexta-feira passada, dia 21, o produtor estava pessimista com a safra de soja, já que a região completava 10 dias sem chuva em plena florada e formação de vagens. “As perdas são elevadas a cada dia que passa”, contou, na época.

Dos 2.200 hectares em produção, Bicego fala em 1.200 afetados severamente pela seca. “A quebra de produção deve ficar em 30%. Não se recupera nada”, relata.

Junto ao relato do crime, ao menos, o produtor comemorou as precipitações nas áreas mais críticas. “Graças a Deus, choveu no sábado e vai dar pra salvar parte”.

Confira vídeo em que Bicego mostra a situação da lavoura.