Agricultura

Bahia recebe a 13ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão

Com workshops e debates, evento será realizado até quinta-feira (18) no Centro de Convenções de Salvador

Da manhã desta terça (16) até quinta-feira (18), o Centro de Convenções de Salvador será palco para a realização de debates, workshops e palestras que compõem a 13ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA). O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Na edição deste ano, o congresso tem como tema central “algodão brasileiro: desafios e perspectivas no novo cenário mundial”. Para o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, o CBA serve, ano após ano, para consolidar o Brasil como um dos protagonistas do mercado internacional da produção da fibra. De acordo com ele, nem a pandemia mudou esse cenário.

“Precisamos colher mais, incrementar as nossas já altíssimas produtividade” — Júlio Cézar Busato

“As metas brasileiras da cotonicultura já eram imensas antes da covid e ficaram ainda maiores depois dela. Queremos, até 2030, ser o maior exportador mundial de algodão. Para isso, precisamos colher mais, incrementar as nossas já altíssimas produtividades, e evidenciar os grandes diferenciais do nosso produto: sustentabilidade, qualidade, credibilidade e escala”, comenta Busato, segundo divulga o site oficial do evento.

Congresso Brasileiro do Algodão de olho no produtor

algodão
Algodão. Foto: Divulgação/Syngenta

O presidente da Abrapa também destaca a importância do produtor rural que se dedica à cultura participar do Congresso Brasileiro do Algodão. Conforme avalia Busato, o CBA de 2022 servirá para ajudar ainda mais os cotonicultores de discussões relacionadas à inovação e à implementação de novas tecnologias no campo.

“Usar estrategicamente as ferramentas e as técnicas (…) faz diferença para todos nós” — Júlio Cézar Busato

“Para o cotonicultor, o congresso pode ser a diferença entre estar em dia com as novas tecnologias que surgem em ritmo acelerado pós covid-19, ou ficar muito para trás, num curto espaço de tempo”, declara o executivo. “Essas tecnologias dizem respeito também àquela última linha da planilha, a rentabilidade. Usar estrategicamente as ferramentas e as técnicas evidenciadas no evento, seja para colher mais, vender melhor ou gastar menos, certamente faz diferença para todos nós”, complementa Busato.

A programação geral do CBA 2022 está disponível no site oficial do evento.