Agricultura

Bill Gates: de rei da tecnologia a maior proprietário de terras agrícolas nos EUA

Bilionário do ramo de tecnologia, ele é dono de 97 mil hectares, distribuídos em 18 dos 50 estados americanos

Se você está lendo esta matéria em um computador, a chance de estar usando o sistema Windows, desenvolvido pelo norte-americano Bill Gates, é de quase 90%, segundo os dados de participação de mercado da Microsoft, empresa que pertence ao bilionário.

Mas o homem que hoje é conhecido em todo o planeta como o gigante da tecnologia acaba de conquistar um novo título: o de rei das fazendas nos Estados Unidos. De acordo com a revista Forbes, Bill Gates estaria comprando cerca de 97.933 hectares nos EUA, tornando-se o maior proprietário privado de terras agrícolas do país.

Quando alguém com a visão de negócio e o histórico de inovação de Bill Gates investe em um bem como esse, fica muito claro que a terra para a produção de alimentos é um ativo tão ou mais importante que a tecnologia para o futuro do planeta, se é que ainda existia alguma dúvida sobre isso.

bill gates
Bill Gates durante Fórum Econômico Mundial. Foto: Monika Flueckiger/World Economic Forum

Com uma fortuna avaliada em US$ 121 bilhões, o que faz dele o quarto homem mais rico do planeta, o empresário teria terras em 18 dos 50 estados norte-americanos. Segundo a Forbes, as maiores propriedades de Gates estão na Louisiana (28 mil hectares), Arkansas (19 mil hectares) e Nebraska (8,3 mil hectares). Além disso, ele tem participação em 10,4 mil hectares no Arizona.

Pesquisa da revista The Land Report mostra que a posse de Gates sobre essas terras se dá por meio de terceiros e da Cascade Investiments, empresa de investimentos do bilionário, que também é dona da empresa de segurança alimentar Ecolab.

Infelizmente, o The Land Report não conseguiu informações sobre o que está sendo produzido nessas terras, ou mesmo se elas já estão sendo usadas para a produção de alimentos. Porém, desde 2008, a Fundação Bill e Melinda Gates vem tentando estimular agricultura sustentável de alto rendimento em outros países. O objetivo é, segundo a Forbes, desenvolver safras resistentes às mudanças climáticas e vacas leiteiras com maior rendimento.

No Brasil, Bill Gates não ficaria nem entre os três maiores

Procurado pelo Canal Rural, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não informou os nomes dos maiores proprietários de terras agrícolas do Brasil até a publicação desta reportagem.

Mas, de acordo com levantamento da Nilo Imóveis, empresa especializada em comercialização de propriedades rurais, em hectares de terras rurais, Bill Gates não ficaria nem entre os três maiores do Brasil.

Dados levantados pela empresa apontam que a SLC Agrícola tem 581 mil hectares. O Grupo Bom Futuro, que pertence a Eraí Maggi, tem 530 mil hectares. Completando o pódio brasileiro, está o grupo Amaggi, com 258 mil hectares.