Agricultura

Bolsonaro desembarca nesta sexta em MT; produtores aguardam ansiosos

O presidente deve visitar uma usina de etanol de milho, participar da entrega de títulos de propriedade rural e acompanhar o início do plantio da soja em uma fazenda

O presidente da República, Jair Bolsonaro, desembarca nesta sexta-feira, 18, no aeroporto de Sinop (MT). O primeiro compromisso da agenda presidencial é uma visita a uma usina de etanol de milho, onde Bolsonaro deve conversar com produtores, lideranças do agronegócio e da agroindústria, além de autoridades da região.

Depois, o presidente segue para o aeroporto de Sorriso, também em Mato Grosso. Por lá, agricultores já aguardam a chegada do chefe de Estado desde cedo, com faixas declarando apoio ao governo. A Adriane Magalhães, por exemplo, levou toda a família. “É um sonho receber o presidente aqui no nosso município”, diz.

adriane magalhães
Adriane Magalhães e família. Foto: Pedro Silvestre

Membros do movimento “Mova-se Sorriso” também estão no local, em apoio a Bolsonaro.

Mova-se Sorriso. Foto: Pedro Silvestre
Mova-se Sorriso. Foto: Pedro Silvestre

Armando Scanagatta rodou 160 km para pedir ao presidente para dar mais agilidade na emissão de títulos para moradores do assentamento Itanhangá, onde moram mais de 1.100 famílias. “Desde 1996 quando foi criado até agora, nunca saiu o documento. É o maior assentamento da América Latina. Sempre cobramos dos governos que passaram a regularização e só promessas. Esperamos que o Bolsonaro agora nos atenda”, diz.

Assentamento Itanhangá. Foto: Pedro Silvestre
Armando Scanagatta, do assentamento Itanhangá. Foto: Pedro Silvestre

Está previsto, em Sorriso, a entrega de títulos de propriedade rural. Segundo nota do Ministério da Agricultura, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o secretário Especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, também participaram da solenidade.

Posteriormente, Bolsonaro vai se dirigir para a fazenda Lagoa Vermelha, na BR-163, onde deve participar de um ato simbólico do início do plantio da soja. No Twitter, o presidente publicou um vídeo enviado pelo produtor Nilson Bedin, dono da propriedade.

Na sede da fazenda, Bolsonaro deve se reunir com produtores e autoridades da região.