Café

Cooxupé comemora maior volume de café recebido em toda sua história

Com 8,1 milhões de sacas, se a cooperativa fosse um país, seria o 5º maior produtor de café de todo o planeta; confira os números

caminhão desembarcando café
Foto: Cooxupé

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que tem mais de 15.800 cooperados, registrou em 2020 o maior recebimento de café de toda sua história, que completa 88 anos de cooperativismo regional e 63 anos de atividades voltadas somente para o negócio café. Em 2020, a cooperativa mineira recebeu 8,1 milhões de sacas de café verde tipo arábica.

O recorde, de acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, é resultado “de um constante trabalho que vem sendo realizado em união com os cooperados” e, principalmente, a confiança do produtor junto à cooperativa.”

“É um trabalho que estamos construindo ao longo dos anos, gerando uma relação de confiança cada vez mais fortalecida entre Cooxupé e cooperados. Mesmo em um ano de pandemia, em que os desafios foram e ainda são muitos, nosso produtor acreditou, se dedicou e esteve unido ao nosso trabalho, permitindo este recebimento histórico. Esta comemoração – marcada por reconhecimento e muita gratidão – é de nós todos: Cooxupé, cooperados, parceiros e colaboradores”, destaca Melo.

O recebimento total de 8,1 milhões de sacas supera as expectativas da cooperativa divulgadas no início do ano (7,1 milhões). Somente de seus cooperados, a Cooxupé esperava receber 5,6 milhões de sacas diante de uma produção de 10,3 mi. “Recebemos 1,1 milhão a mais de sacas dos nossos produtores associados, superando nossas expectativas. Se a Cooxupé fosse um país produtor de café, essas 8,1 milhões de sacas nos colocariam em quinto lugar no mundo todo”, pontua Melo.

Segundo o presidente, da mesma forma que a entrada do café foi grande neste ano de bienalidade alta, a comercialização na cooperativa também ocorreu no mesmo ritmo. “80% deste café já estão vendidos, atendendo às demandas dos nossos clientes internacionais. A cooperativa exporta para mais de 50 países. Desta forma é válido ponderar que os estoques da Cooxupé não estão altos nem mesmo com esta quantidade significativa de recebimento. Recebemos muito, mas comercializamos muito também”, afirma Melo. Até o momento a Cooxupé realizou o embarque de 5,097 milhões de sacas de café para os mercados brasileiro e internacional.