Café

Café: 'Com safra recorde este ano, seca deve afetar mercado em 2021'

Segundo o analista de mercado Eduardo Carvalhaes, Brasil não conseguirá manter o ritmo histórico da produção e das exportações

A  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira, 7, os dados sobre a safra de café 2020, e o Brasil deve  alcançar o recorde histórico com mais de 63 milhões de sacas produzidas. O volume representa uma alta de 27,9% sobre as 49,3 milhões de sacas colhidas em 2019, quando a bienalidade das lavouras era negativa e 2,3% acima do recorde obtido em 2018 que foi de 61,7 milhões de sacas.

Apesar dos números históricos na produção e exportação alcançados neste ano, o analista de mercado Eduardo Carvalhaes, aponta que o mercado para 2021 pode ficar prejudicado devido à estiagem que atingiu as principais regiões produtoras neste ano.

“Com a seca que tivemos no segundo semestre deste ano, que foi amenizada com as chuvas de dezembro, a nossa safra de café, principalmente de arábica, está comprometida para o ano que vem. O Brasil não vai conseguir manter  em 2021 o mesmo desempenho de exportações e chegar a 44 milhões de sacas como chegou em 2020” projeta Carvalhaes.