Agricultura

Ceagesp: 24 mil toneladas de alimentos vão deixar de ser vendidos

Companhia informou que ainda não há previsão de volta das atividades

Foto: Internet/ Divulgação

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) informou que vai continuar com as portas fechadas nesta terça-feira, 11. “Por motivos operacionais e de segurança, os portões do mercado permanecerão fechados nesta terça-feira, até que se faça um levantamento mais preciso da situação”, disse em nota. Até o momento, não há previsão de reabertura do entreposto.

Segundo a companhia, equipes de limpeza e manutenção deverão realizar os trabalhos nos boxes, assim como o descarte dos alimentos contaminados. “A Ceagesp montou uma força-tarefa de segurança, limpeza e manutenção para percorrer o mercado e fazer uma avaliação dos prejuízos causados pelas chuvas da segunda-feira”, afirmou em nota.

Entre a madrugada do domingo, 9, e a segunda-feira, 10, fortes chuvas atingiram a capital de São Paulo, com enchentes em diversos pontos. Entre eles, o rio Pinheiros, que fica localizado próximo da companhia. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações chegaram a 114 milímetros de chuva em 24 horas. Este foi o segundo maior volume de chuva registrado no período, para o mês de fevereiro, em 77 anos. Essa chuva correspondeu a aproximadamente 46% da média histórica de chuvas em fevereiro. 

Ainda não há uma estimativa do prejuízo causado com a perda de mercadoria, nem dizer se haverá aumento de preços em decorrência

Por dia, cerca de 12 mil veículos são recebidos na Ceagesp. Além disso, a estimativa é que 12 toneladas de alimentos sejam comercializados diariamente. Com os dois dias de paralisação, a estimativa é que 24 mil toneladas de alimentos deixem de ser vendidos. Os produtos comercializados têm como origem 18 países e 15 mil municípios do Brasil.