Tempo

Chuva começa a perder força em algumas regiões; veja previsão para todo o Brasil

Com umidade em menor volume, sol aparece em algumas regiões, mas ainda de forma tímida. Muitos estados continuam com riscos de tempestades

previsão-do-tempo, CHUVA
Foto: Pixabay

Segunda-feira (31)

Sul

Tempo firme apenas na Campanha Gaúcha, faixa central e oeste do Rio Grande do Sul. No leste e litoral de Santa Catarina e boa parte do Paraná, sol e chuva rápida. No leste do PR as pancadas de chuva perdem força, mas ainda acontecem em vários momentos do dia. Nas demais áreas da região a chuva acontece em forma de pancadas isoladas.

Sudeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue ativa e provoca períodos de chuva
frequente sobre São Paulo e sul de Minas Gerais, com potencial para temporais. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e demais áreas de MG as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com trovoadas. Ao longo do dia, a chuva perde força sobre a capital paulista e o sol começa a aparecer em rápidas aberturas.

Centro-Oeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deixa o tempo instável em todo o Mato Grosso, sul
de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, onde as pancadas de chuva acontecem em vários momentos do dia com risco de temporais. Nas demais áreas da região, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada.

Nordeste

Na faixa leste do nordeste entre Rio Grande do Norte e Sergipe, o predomínio é de sol com chuva rápida. Nas demais áreas as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com maior intensidade no norte do Maranhão.

Norte

Muitas nuvens se formam e chove em vários momentos do dia no litoral do Amapá e sul de Rondônia, onde tem potencial para temporais. O tempo fica instável em grande parte da região, com tempo firme apenas em Roraima e sul do Amazonas. Nas demais áreas chove em forma de pancadas isoladas.

Terça-feira (1)

Sul

No primeiro dia de fevereiro, o ar seco ganha força e o tempo fica firme na maior parte do Sul. Chove de forma fraca e passageira em todo o litoral do RS, leste de SC e do PR. Na faixa central, norte e noroeste do PR, sol, calor e pancadas de chuva. Calor predomina nos três estados.

Sudeste

O corredor de umidade perde força e a chuva diminui sobre o Sudeste, mas não para. Ainda há
temporais previstos para o Vale do Paraíba, região de Campinas, norte paulista, sul de MG, Zona da
Mata, Grande BH, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro e no RJ. Trovoadas isoladas e irregulares nas outras áreas, intercaladas com períodos de melhora. As temperaturas voltam a subir.

Centro-Oeste

A ZCAS perde força sobre a região. O sol volta a aparece mais sobre MT e MS, a chuva perde
força, mas não para e ainda caem em todas as áreas, em forma de trovoadas isoladas e intercaladas
com períodos de melhora.

Nordeste

O ar seco volta a ganhar força sobre todas as áreas do Nordeste. O dia começa com pancadas
de chuva sobre o sul da BA e do PI, que se estendem durante vários momentos do dia, intercalados
com períodos de melhora. No sertão e agreste nordestino, o tempo fica firme.

Norte

Depois de dias com muita chuva em áreas do Norte, nesta terça-feira, o sol volta a aparecer com mais força em todas as áreas. Ainda há previsão de chuva sobre boa parte do estado, mas que cai de forma bastante irregular e sem volumes expressivos. O tempo fica mais instável no sul do AC e
em RO. Tempo firme e seco predominam no oeste do AM e de RR. Calor em todas as áreas.