Agricultura

CMN deve anunciar crédito e autorizar replantio para produtores castigados pela estiagem no RS

Proposta em análise no Conselho Monetário Nacional, que permite replantio de safra com chance de novo financiamento, já recebeu aval de técnicos do Ministério da Economia e Banco Central

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve anunciar nesta segunda-feira, 21, a autorização para que produtores rurais  do Rio Grande do Sul (RS), que tiveram mais de 60% de perdas nas lavouras em decorrência da estiagem que atinge o estado, façam o replantio na mesma área. Para viabilizar o replantio, também deve ser liberada uma linha de crédito de custeio emergencial para os beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio produtor Rural (Pronamp).

A liberação das lavouras prejudicadas deve acontecer por meio de flexibilização do processo de vistorias, além do pagamento de indenização do ProAgro. Porém, a utilização de crédito rural com recursos controlados para financiamento de um novo plantio, não dará direito a um segundo uso dos programas de seguro oficiais. Seja o ProAgro ou o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

A equipe de reportagem do Canal Rural apurou que, na última semana, foram realizadas reuniões entre técnicos dos ministérios da Economia, da Agricultura e do Banco Central. Nos encontros, houve entendimento de que seria possível atender em parte os pedidos feitos, inicialmente, por produtores do RS. Na pauta, entregue pelas entidades gaúchas à ministra Tereza Cristina no início do mês, havia ainda a solicitação para que o uso de novo crédito não impactasse o limite de uso de recursos por produtor ou o risco bancário.

Por conta da pandemia de Covid-19, as reuniões deliberativas do CMN tem sido realizadas de forma virtual. A reunião que analisa as demandas feitas pelo Ministério da Agricultura, a pedido de entidades gaúchas, foi iniciada na última sexta-feira, 18, mas até o momento não foi encerrada. Para que isso aconteça, é necessário que todos os membros do Conselho manifestem votos na plataforma virtual. O órgão é integrado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes e pelo secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Economia, o ministro Paulo Guedes cancelou suas férias que iniciariam no dia 18 de dezembro.