Agricultura

Colheita de soja atinge 24% da área no Brasil, diz consultoria

Mato Grosso continua na liderança, com mais da metade de sua área já colhida, seguido de longe por Rondônia e Paraná

A área cultivada com soja na safra 2021/22 do Brasil estava 24% colhida até a última quinta-feira (10), contra 16% uma semana antes e 9% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.

Mato Grosso continua na liderança, com mais da metade de sua área já colhida, seguido de longe por Rondônia e Paraná.

Com chuvas ainda muito frequentes, a colheita de Mato Grosso tem avançado nos intervalos, com o produtor apressando-se para tirar a soja do campo antes que ocorram maiores problemas de qualidade. Mas os índices de umidade e avariados seguem altos e tornam mais lenta a logística entre as lavouras e os armazéns. Também há queixa de grãos com excesso de umidade em Rondônia e Minas Gerais.

Nos demais estados, a colheita caminha conforme mais áreas vão ficando prontas e, nos estados com quebra de safra por estiagem, à medida que as seguradoras liberam o avanço das colheitadeiras. No Paraná, os relatos de produtividade seguem muito baixos no oeste e no sudoeste, confirmando as perdas por falta de chuva e calor, mas os rendimentos são melhores em outras regiões.

soja-grão
Foto: CNA/Divulgação

Milho 

Mesmo com chuva em Mato Grosso, o plantio da safrinha de milho 2022 também avançou bem na semana passada, chegando a 42% da área no Centro-Sul, contra 24% uma semana antes e bem à frente dos 11% do mesmo período do ano passado. A colheita de milho verão, por sua vez, alcançou 23% da área do Centro-Sul do Brasil, ante 17% um ano atrás.

A AgRural estima a produção de soja na safra 2021/22 do Brasil em 128,5 milhões de toneladas. A produção total de milho, estimada por enquanto com base em linha de tendência de produtividade para a safrinha, é de 110,9 milhões de toneladas.