Agricultura

Colheita de soja atinge 64% da área plantada no Brasil, diz consultoria

A colheita de soja está praticamente finalizada em Mato Grosso; e entra na reta final em Goiás e Mato Grosso do Sul

A colheita da safra 2021/22 de soja atingiu na quinta-feira (10) 64% da área cultivada no Brasil, contra 55% uma semana antes e 46% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.

Soja, colheita, lavoura, grãos
Colheita de soja. Foto: Agência de Notícias do Paraná

Os trabalhos estão praticamente finalizados em Mato Grosso, onde ainda há problemas de qualidade devido ao excesso de chuva, e já na reta final em Goiás e Mato Grosso do Sul.

Nos estados de calendário mais tardio, as colheitadeiras começam a ganhar mais fôlego.

No Matopiba, a melhora do ritmo trazida pelo maior número de áreas prontas também foi favorecida na semana passada pelo tempo mais seco, e os rendimentos das lavouras colhidas até aqui são muito bons.

No outro extremo do país, as primeiras áreas colhidas do Rio Grande do Sul confirmam a quebra de safra no estado, com produtividades entre 2 e 15 sacas por hectare em alguns talhões.

Milho safrinha

Com o fim da janela ideal se aproximando também nas regiões mais tardias, que semeiam milho safrinha até 15 de março, o movimento das plantadeiras foi intenso na semana passada.

Até quinta-feira (10), 94% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil estava semeada, contra 81% uma semana antes e 74% um ano atrás.

As lavouras se desenvolvem bem em toda a região, mas Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo contam com umidade restrita no solo e precisam de mais chuva no curto prazo.

A colheita de milho verão, por sua vez, atingiu 52% da área no Centro-Sul, ante 41% no mesmo período do ano passado.