Agricultura

Conheça as vantagens do tratamento de sementes industrial de soja

Programa conversa com dois especialistas na cultura que discorrem sobre vigor, germinação e dão dicas ao produtor rural

O tratamento de sementes industrial (TSI) é o foco do novo episódio do programa O Brasil da Semente de Soja. Como primeiro convidado, o gerente comercial da Cereal de Ouro, Arival Cremer, conta que, ao contrário dos demais insumos, a semente não pode ter sua aplicação reduzida ou, muito menos, estar ausente na lavoura e, portanto, é o insumo mais importante na produção no campo.

“Sem uma semente de qualidade e bem protegida, o produtor está condenando toda a sua lavoura”, afirma. De acordo com ele, o agricultor tem à disposição hoje o melhor produto para o seu talhão, para a sua realidade, desde os mais simples aos que abrangem todas as pragas e doenças de solo.

“Junto com os inoculantes e enraizantes, hoje o produtor não precisa mais retratar sua semente em sua propriedade”. Segundo Cremer, o tempo que a semente tratada pode ficar armazenada depende, diretamente, do produto que foi utilizado no tratamento e do objetivo desse processo. “No entanto, hoje com os inoculantes longa-vida, temos produtos que dão até 90 dias de residual, então se consegue, com a semente tratada, armazenar adequadamente e com até três meses se pode usá-la com todo o seu potencial”, instrui.

O que fazer com a semente que não foi utilizada?

Dúvida comum entre os produtores: qual o procedimento correto para a semente tratada que não foi utilizada? O gerente comercial da Cereal de Ouro esclarece que, a partir do momento em que ela é tratada, torna-se um produto químico e, portanto, deve ser descartada de forma correta. “Ou a semente vai para a incineração ou para uma empresa que a coleta e dá a destinação”, informa.

Segundo ele, a soma entre produtos biológicos e o TSI fornece incremento à produção da soja. Cremer diz que o agricultor tem aderido à semente tratada por reconhecer toda a segurança do processo, como a certificação das empresas responsáveis pela criação do insumo.

Protegendo o vigor e a germinação

O gerente técnico de Aplicação da Syngenta, Adhemar Oliveira Junior, lembra que o TSI protege a semente, o bem maior do agricultor, garantindo o vigor e a germinação do insumo.

O especialista pontua alguns elementos necessários para que o tratamento ocorra da melhor forma possível:

  • Semente de boa qualidade
  • A receita a ser utilizada
  • Máquina de alta tecnologia para o tratamento
  • A pessoa que vai operar a máquina.

“Esses quatro elementos precisam sempre trabalhar em alta excelência para fazermos um tratamento de alta qualidade”, esclarece.

Oliveira Junior ainda conta a respeito do instituto da Syngenta, localizado em Holambra, interior de São Paulo. O local é parte da estratégia global da empresa e estuda a interação da semente com produtos químicos e biológicos, bem como com agentes de fluidez e secantes.

O programa O Brasil da Semente de Soja é uma parceria da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) com o Canal Rural.