Agricultura

Malte: cooperativas investirão cerca de R$ 1,5 bi em nova fábrica no PR

Prevista para ser inaugurada em 2023, a maltaria deve atingir produção de 240 mil toneladas por ano, equivalente a 15% do mercado nacional

As cooperativas Agrária, Bom Jesus, Coopagrícola e a holding Unium, que representa as indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, vão construir uma fábrica de malte nos Campos Gerais, no Paraná, em uma iniciativa de intercooperação. O investimento será de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, informaram as cooperativas, em nota conjunta.

O local da construção dentro do município ainda não foi definido, mas a previsão é de que a maltaria seja inaugurada em 2023.

A fábrica deve atingir produção de 240 mil toneladas de malte por ano, volume que hoje corresponderia a 15% do mercado nacional, segundo o comunicado. O empreendimento deve gerar mais de mil empregos diretos e indiretos.

Liderado pela Agrária, o projeto conta com a experiência de todas as cooperativas, que já têm áreas plantadas de cevada entre os cooperados.

O objetivo do projeto é fomentar ainda mais a cultura. Segundo o comunicado, o plantio de cevada nos Campos Gerais tem potencial para atingir 100 mil hectares por ano e deve beneficiar mais de 12 mil cooperados.