Agricultura

CPI das Invasões do MST pode ser protocolada já nesta 3ª, diz Ricardo Salles

Deputado federal acredita que processo poderia ser iniciado após a tradicional reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) afirmou em entrevista ao Canal Rural que há chance de se protocolar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões de terra por movimentos sociais já nesta terça-feira (14).

Segundo ele, estão sendo coletadas assinaturas em três frentes, pois há três deputados que subscreveram pedidos de instauração de uma CPI para as invasões. “Aquela entre as três que tiver o [maior] alcance das assinaturas primeiro será protocolada”, disse em entrevista ao telejornal Rural Notícias.

Salles lembra que nesta terça-feira será realizada a tradicional reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.

“Vamos ver qual das três está mais avançada e, consequentemente, completar as assinaturas para que ela possa, tomara, eu creio, amanhã [terça] mesmo já ser protocolada”, relata o deputado.

Importância da CPI das Invasões

Segundo ele, não importa qual seja o autor da proposta, pois não haveria na FPA nenhuma disputa para saber quem seria “o pai da criança”. “O importante é que haja uma CPI, que isso seja investigado, inclusive e principalmente na Bahia, [examinando] a leniência das autoridades com esse movimento”, diz ele, lembrando que já houve quatro invasões de propriedades no estado nas últimas semanas.

No passado, diz Salles, muita gente se aproveitou de invasões de terra para se passar para a frente propriedades por um valor acima do mercado. “Mas hoje o governo não tem dinheiro para pagar”.

Ele afirma que, nas regiões brasileiras com vocação agrícola, atualmente são muito poucas as propriedades efetivamente improdutivas.

“Até porque a atividade rural é rentável e as terras têm valor. O que pode acontecer, como na propriedade da Bahia [invadida no último fim de semana] , por exemplo, em processo de inventário, e pode neste momento não estar sendo conduzida de forma adequada. Mas o direito de propriedade é sagrado na Constituição brasileira”, completa.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.