Agricultura

Desafio de alimentar 8 bilhões de pessoas é um dos temas da COP27

Questão movimentou neste fim de semana a conferência climática promovida pela ONU

Um tema bastante discutido no último fim de semana na COP27 foi o desafio do desenvolvimento sustentável. Como alimentar 8 bilhões de pessoas e adaptar a agricultura às mudanças climáticas? Essa, por exemplo, foi uma das perguntas que algumas autoridades se propuseram a responder em painéis do evento, que será realizado no Egito até 18 de novembro.

+ Brasil tem a agricultura ‘mais regenerativa do mundo’, diz ministro

Diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero aproveitou a conferência sobre o clima realizado pelas Nações Unidas para enfatizar que o trabalho feito por produtores rurais mundo afora deve ser encarado como algo positivo — sobretudo quando o ponto em discussão é a segurança alimentar. “Sempre defendendo que a agricultura é parte da solução, e não do problema”, afirmou.

Ainda segundo Otero, agricultores têm, cada vez mais, otimizado suas produções, deixando-as sustentáveis, graças à incorporação de tecnologias.

Outras ações expostas na COP27

COP27
Foto: Divulgação

O ministro da Agricultura do Paraguai, Moisés Santiago Bertoni, é uma das personalidades que têm compartilhado boas práticas no espaço do IICA na COP27. Uma curiosidade é que a maior parte dos produtores ativos no Paraguai é brasileira — eles são conhecidos como “brasiguaios”. O país trabalha com incentivos de serviços ambientais para a descarbonização, destacou o político.

No Paraguai, 100% da energia elétrica é renovável. Isso por causa da evolução na produção de etanol e nitrogênio verde. Medidas comemoradas por Santiago Bertono. “Estamos crescendo muito na produção de etanol […] e em outras energias alternativas, como a energia solar”, comentou o ministro paraguaio.

No Brasil, a agropecuária conta com o Plano Safra, que destina recursos para custeio e investimento no setor. Além disso, outra política pública que contribui para mitigação de emissão de gases de efeito estufa é o plano ABC+. A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é mitigar cerca de 1,1 bilhão de toneladas até 2030, conforme destaco o secretário adjunto de inovação e tecnologia do Mapa, Cléber Soares.

__________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.