Agricultura

Dia Mundial da Água: Embrapa destaca ações para racionalizar uso na agricultura

Chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente fala da importação da preservação de água em Áreas de Proteção Permanente 

O Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março, tem como objetivo colocar em discussão assuntos relacionados a este importantíssimo recurso natural, imprescindível para todos os seres vivos, incluindo a produção agrícola.

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa ampliar a discussão sobre esse tema. O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Entre os caminhos na busca por maior produtividade aliada à sustentabilidade, as boas práticas agrícolas surgem como solução de baixo custo para uso cada vez mais racional da água.

O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, destaca algumas dessas práticas que favorecem a preservação da água.

“Na agricultura, uma das formas de preservar são os cuidados com a erosão do solo, investimento em técnicas de cobertura do solo, com sistema de plantio direto, sistema de curvas de nível para retenção de enxurradas. Também é válido destacar a preservação de Áreas de Proteção Permanente (APPS), nas bordas de rios e riachos”.

Ainda de acordo com Morandi, a racionalização no uso da água é importante, pois o recurso natural não é encontrado em abundância em todas as regiões brasileiras.

“No Brasil, as reservas de água doce não estão distribuídas corretamente. Na região Amazônica temos 68,5% da água disponível, enquanto na região Nordeste esse percentual chega a 3%. Além da disponibilidade global, tem a questão de que cada região tem sua característica do clima, em algumas áreas que chovem mais do que outras”, explica.