Agricultura

Emater: perdas no milho em alguns municípios do RS chegam a 100%

Segundo o mais recente relatório da entidade, 207 mil propriedades e mais de 10 mil famílias no estado foram prejudicadas pela estiagem

A Emater-RS divulgou nesta sexta (14) um boletim dos efeitos da estiagem nas principais atividades agrícolas do Rio Grande do Sul. A quebra de milho é a mais severa no estado. Em alguns municípios, as perdas chegam a 100%.

Mas outras culturas também foram afetadas pela estiagem, como a soja. “Se hoje o estado perder um saco de soja por hectare, é um R$ 1 bilhão que nós perdemos [em todo o estado], porque são 6,3 milhões de hectares [cultivados com soja no Rio Grande do Sul] e aí você multiplica pelo valor de R$ 180 a saca”, afirma  o diretor técnico da Emater-RS, Alencar Rugeri.

O levantamento também abordou outros impactos na produção agrícola. O milho colocou os gaúchos na situação mais extrema: mais de 90 mil produtores rurais foram fortemente afetados, seguido da soja e do milho silagem. No estado, 207 mil propriedades e mais de 10 mil famílias foram prejudicadas pela falta de água.