Agricultura

Estiagem no RS: Emater aponta perdas consolidadas para soja, milho e arroz

Mais de dois terços do municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em função da seca

No Rio Grande do Sul, a preocupação é com a falta de chuva. Mais de dois terços do municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em função da estiagem. Zonas rurais sofrem com falta de água para o abastecimento de humanos e animais. Além disso, as perdas aparecem cada vez mais nas culturas de verão.

+ Rio Grande do Sul sofre com onda de incêndios em vegetações

Depois de dias de calor escaldante no último fim de semana fez frio no Rio Grande do Sul, com direito a geada em pleno fevereiro. Isso, contudo, não aliviou a situação de estiagem. Conforme a Emater do estado, a soja, o milho e o arroz já registram perdas.

Na soja, por exemplo, 32% da cultura estão no enchimento de grãos e 45% na floração, que são fases críticas para a produtividade e dependem de umidade. Na região da Campanha, mesmo a oleaginosa plantada na várzea já tem perdas. Por cima, ela está verde, mas há muitas plantas secas por baixo e perdas na casa de 40%.

Na Fronteira Oeste, onde eram previstos 105 mil hectares, foram plantados somente 96 mil. Na região de Santa Rosa, a soja plantada mais tarde ainda tem boas chances e o que se vê na maioria das áreas é irregularidade, com soja boa e soja ruim há poucos quilômetros uma da outra. Isso porque as chuvas também têm sido bem irregulares.

Estiagem provoca perdas no milho e no arroz

Estiagem no RS: milho com baixa produtividade
Foto: Emater Santa Maria

Para o milho, a situação é ainda um pouco pior. A falta de chuva atingiu a fase reprodutiva e rendeu espigas pequenas e mal formadas. A colheita está em 46% no Rio Grande do Sul. As perdas ultrapassam 50% na média das regiões. No entanto, também há lavouras plantadas mais tarde — e que ainda têm chance caso chova.

A colheita do arroz foi aberta oficialmente na semana passada, no tradicional evento realizado na estação da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, no sul gaúcho. A cultura está em sua maioria no florescimento e enchimento de grãos. E aqueles produtores que usam pequenos arroios para irrigação estão em situação mais crítica. Em Cerro Branco, na região de Santa Maria, por exemplo, 30% das lavouras foram abandonadas por falta de água.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.