Agricultura

Evaristo de Miranda deixa Embrapa Territorial neste mês

Unidade terá como novo chefe-geral em janeiro o engenheiro agrônomo Gustavo Spadotti Amaral Castro

Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda deixa a Embrapa em dezembro. Foto: Abapa/divulgação

A partir de janeiro de 2022, o engenheiro agrônomo Gustavo Spadotti Amaral Castro assume a chefia-geral da Embrapa Territorial, posto ocupado até este mês pelo pesquisador Evaristo de Miranda. Após processo de recrutamento e seleção conduzido pela diretoria-executiva do órgão, o novo chefe terá um mandato de dois anos, prorrogável por até duas vezes de igual período.

Spadotti é doutor em Agricultura (Fitotecnia) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp/Botucatu. Ingressou na Embrapa Amapá, em 2012, e transferiu-se, em 2015, para a então Embrapa Monitoramento por Satélite. Em 2017, tornou-se coordenador do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE) da Embrapa Territorial.

Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial
Gustavo Spadotti Amaral Castro. Foto: Suzi Carneiro/Embrapa

O mandato do pesquisador Evaristo de Miranda encerra-se neste mês. Ao longo de seis anos, sua gestão buscou o fortalecimento de parcerias com atores do agronegócio brasileiro. Em mensagem pelo término do mandato, Miranda agradeceu a cooperação da diretoria-executiva da entidade e dos chefes-gerais dos demais centros de pesquisa da empresa. Assim como a atenção e confiança de várias secretarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), particularmente a Ministra Teresa Cristina.

Em sua despedida, Miranda também fez um agradecimento especial a seus chefes-adjuntos – Administração, Luis Gonzaga; Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães; e Transferência de Tecnologia, José Jardine -, supervisores e empregados da entidade.