Agricultura

Exportação de grãos no porto de Paranaguá cresce 7,4% neste ano

De janeiro a abril, o destaque no escoamento de grãos pelo ficou com o milho, com crescimento de 35% nos embarques

O volume de granéis sólidos embarcado pelo corredor Leste de exportação do porto de Paranaguá foi 7,4% maior no primeiro quadrimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2021. Em 2022, de janeiro a abril, foram 5,9 milhões de toneladas de soja, farelo, trigo e milho saíram pelo complexo. Nos mesmos meses do ano passado, foram 5,5 milhões de toneladas.

“Os principais responsáveis pela alta foram farelo de soja e milho carregados pelos três berços que compõem o corredor”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

corredor exportação paranaguá
Foto: Portos do Paraná

Em percentual, o maior aumento ocorreu nos embarques de milho, com alta de 35%: 798,152 mil toneladas neste ano e 591,538 mil toneladas em 2021. Em volume, pesaram os embarques de farelo de soja. Enquanto no ano passado as exportações somaram 1,2 milhão de toneladas, nos últimos quatro meses foram 1,5 milhão de toneladas – 20,4% mais.

De soja em grão, neste ano, o volume somou 3,5 milhões de toneladas, apenas 75,5 mil toneladas a menos que no ano passado (3,6 milhões de toneladas). O trigo, um produto que costuma ser importado pelo porto de Paranaguá, teve um pequeno saldo de exportação pelo Complexo Leste. Em fevereiro, neste ano, 32.805 toneladas foram embarcadas – mais que o dobro das 14 mil toneladas registradas no mesmo mês, em 2021.

Exportações de milho

No ano passado, nos meses de março e abril, não houve embarque de milho pelo corredor de exportação do porto paranaense. Já em março e abril deste ano, 107,232 mil toneladas e 371, 992 mil toneladas do grão, respectivamente, saíram pelos três berços. O volume registrado em abril foi quase 247% maior que o registrado no mês anterior.