Agricultura

Exportações brasileiras de frutas superam US$ 1 bilhão em 2021

Em 2021, o Brasil exportou quase 1,19 milhão de quilos de frutas, volume recorde e 18% superior ao enviado em 2020

Em 2021, o Brasil exportou quase 1,19 milhão de quilos de frutas (considerando também cascas de frutos cítricos e de melões), volume recorde e 18% superior ao enviado em 2020. Em receita, foram arrecadados pouco mais de US$ 1,11 bilhão, avanço de 19% na mesma comparação. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

No geral, segundo o Hortifruti Brasil/Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, os embarques brasileiros de frutas foram favorecidos pelo dólar e euro valorizados frente ao Real, pela oferta firme de algumas frutas (como mangas, uvas e maçãs), pela demanda consistente nos principais países compradores e, também, pelo mercado doméstico desaquecido, que tornou as vendas externas ainda mais atrativas em 2021.

Ainda de acordo com o Cepea, para 2022, tudo indica que três destes quatro fatores podem permanecer favorecendo os embarques: o dólar firme, a demanda aquecida nos principais compradores e o mercado doméstico em ritmo lento (já que as projeções econômicas brasileiras ainda não são muito animadoras).

Já com relação à oferta, o cenário pode não ser tão positivo quanto em 2021, principalmente porque algumas regiões frutícolas exportadoras – como o Vale do São Francisco (PE/BA) – estão enfrentando chuvas frequentes nos últimos dias, o que pode acarretar em limitações na produtividade e na qualidade.

Outras praças, como as regiões produtoras de maçã do Sul do País, estão sofrendo com a seca, o que, somado à bienalidade negativa da fuji em 2021/22, poderá reduzir a disponibilidade para esta fruta. Estes impactos climáticos estão sendo acompanhados pela HF Brasil com maior profundidade.

frutas hortaliças, padrões visuais
Foto: Ministério da Agricultura