Família duplica produção de caju com orientação do Senar Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Família duplica produção de caju com orientação do Senar

Na propriedade rural do casal José Arnaldo e Maria Ivaneide, em Aroeiras, a produtividade saltou após treinamento

A produção de caju e o beneficiamento na forma de castanha pronta para o consumo e da cajuína, bebida tipicamente nordestina à base da fruta, movem a propriedade rural da família do casal José Arnaldo e Maria Ivaneide. A propriedade fica no município de Cruz, no Ceará.

+ Produtor multiplica ganhos em 5 vezes após assistência do Senar

De acordo com as informações da CNA, é da atividade em uma área de 26 hectares que o casal tira o sustento da família e conquista vitórias. “Consegui pagar os estudos dos meus filhos por meio da agricultura e da produção de caju”, diz José Arnoldo.

Leidiane Souza é uma das filhas e tem orgulho de ter se formado na área de educação. “Eu fico até emocionada em falar dos meus pais porque isso aqui é a vida deles. Foi daí que eles conseguiram recursos para pagar uma faculdade para mim”.

Para aumentar a produção e ajudar ainda mais na geração e renda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) leva a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para a família.

Com isso, a partir da orientação técnica, a produção de caju saltou de 5 mil quilos para 10 mil quilos em um ano. Semanalmente são beneficiados 300 quilos de castanhas.

“A gente sempre viveu na agricultura e agora estamos observando um bom desenvolvimento da safra em razão do trabalho realizado pela técnica de campo do Senar”, destaca Maria Ivaneide.

O aperfeiçoamento do manejo agronômico e a correta adubação foram algumas estratégias utilizadas na propriedade. A técnica de campo do Senar Darlene Maria ainda indicou a incorporação de restos de matéria orgânica como complemento nutricional das plantas.

Sair da versão mobile