Agricultura

Gafanhotos: RS aguarda identificação da espécie para começar combate

Há relatos de insetos no noroeste gaúcho, mas, segundo autoridades, não se trata da espécie que forma nuvens e causa grandes danos

A presença de gafanhotos no noroeste do Rio Grande do Sul acendeu um alerta nos produtores gaúchos, que temem prejuízos como os observados na Argentina em agosto deste ano.

De acordo com a assessoria do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), os insetos podem ser vistos em Santo Augusto e na Região Celeiro, cidade de origem do parlamentar.

“Desta vez, os gafanhotos cruzaram a fronteira e já podem ser vistos junto às lavouras. Temos que agir de forma muito rápida para evitar mais prejuízos aos agricultores, que já sofrem com os efeitos de uma segunda estiagem consecutiva”, alertou Goergen.

Apesar da fala do deputado, ainda não há informações oficiais de que os insetos avistados no Rio Grande do Sul tenham vindo da Argentina.

O deputado foi procurado pelo secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, que, segundo o parlamentar, afirmou que a pasta já está trabalhando na identificação da espécie para realizar a compra dos defensivos.

“Os recursos já estão disponíveis desde a última ameaça de infestação, por meio da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Tendo a informação de qual é a espécie e o reagente adequado para fazer a aplicação, nós já temos condições de adquirir o produto e disponibilizar os defensivos para os produtores rurais”, teria dito Covatti Filho.

Em vídeo enviado ao Canal Rural, o chefe da Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Ricardo Felicetti, afirma que as equipes estão em campo levantando informações e o perímetro dos focos. “E, principalmente, a identificação da espécie. Em primeiro momento, não se trata do gafanhoto migratório formados de nuvens, mas de surtos localizados. O que é esperado pelas condições climáticas e pela situação de infestação generalizada”, diz.

Goergen também está em contato direto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, passando todas as informações sobre o problema, segundo a assessoria.