Governo abre consulta para mudar normas de combate ao greening Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Governo abre consulta para mudar normas de combate ao greening

Greening é a principal doença dos citros e a maior ameaça à citricultura mundial, pois ataca todos os tipos de citros e não há cura

O Ministério da Agricultura abriu consulta pública, pelo prazo de 60 dias, sobre a proposta de alteração no Programa Nacional de Prevenção e Controle à doença denominada huanglongbing (HLB), também conhecida como greening, causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp.

Medida nesse sentido foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (30), por meio da Portaria nº 661.

Conforme o Mapa, o greening é a principal doença dos citros e a maior ameaça à citricultura mundial, pois ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes.

No Brasil, a doença está presente e sob controle oficial nos estados de Minas Gerais, do Paraná, de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A coordenadora-geral de Proteção de Plantas do Mapa, Graciane de Castro, disse em comunicado que “o objetivo da consulta pública é prover uma ampla participação e discussão em ajustes pontuais, identificados durante a elaboração das ferramentas de apoio à execução e auditoria dos novos procedimentos estabelecidos pela Portaria 317/2021”.

Entre as alterações apresentadas destaca-se os critérios para a eliminação obrigatória de plantas hospedeiras com sintomas da doença em pomares comerciais, de acordo com as diferentes espécies cultivadas.

A proposta de alteração foi elaborada de forma colaborativa com representantes de Órgãos Estaduais de Sanidade Vegetal envolvidos nas ações de monitoramento e controle da doença.

As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/.

Para ter acesso ao Sisman, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.

Sair da versão mobile