Agricultura

Irrigação por aspersão evita queimadura dos frutos durante geada, diz Epagri

A técnica cria uma camada congelada em volta do fruto, protegendo contra queimaduras e rompimento da pele devido as temperaturas negativas

Com a chegada dessa nova onda de frio, com geada e neve, os produtores rurais buscam técnicas para evitar os prejuízos. Para o coordenador de fruticultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Sergio Neres da Veiga, os produtores podem utilizar a técnica de irrigação por aspersão, pois o processo cria uma camada de gelo, isolando os frutos contra temperaturas negativas.

“Essa técnica forma uma camada de gelo ao redor da planta, para que proteja e mantenha uma temperatura próxima de 0 ºC, servindo como um tampão e prevenindo a queima do fruto devido as temperaturas negativas. Se deve manter a irrigação constante durante todo o período em que a temperatura do ar está abaixo de 0 ºC, para que a planta consiga manter a temperatura evitando que o tecido congele e se rompa. Literalmente a planta fica congelada, realizando um isolamento de frio com uma camada de gelo”, explica.

Além disso, Veiga ainda pontua uma técnica antiga por combustão ou fogueiras para se evitar as baixas temperaturas nas lavouras. “A queima de tonéis com combustíveis ou lenha dentro do pomar para se manter um ambiente com a temperatura um pouco mais elevada. A queima ainda é utilizada por agricultores que possuem poucas lavouras, pensando na fruticultura temperada e tropical. Contudo a técnica de irrigação por aspersão acaba sendo mais viável para grandes lavouras”, diz.

O coordenador ainda aconselha os produtores de frutas tropicais, como a banana, fazer o preparo dos frutos, com materiais disponíveis na propriedade. “No caso da banana, pode-se proteger os frutos com sacos plásticos, palhas ou papel, diminuindo as queimas pelo excesso de frio”, conclui.