Agricultura

Material à base de carbono se mostra eficaz na remoção de poluente ambiental

Possibilidade foi identificada em pesquisa liderada por equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Embora banido em diversos países, o herbicida atrazina é o segundo mais usado no Brasil. No Cerrado, por exemplo, é empregado para combater ervas daninhas que afetam a cultura do milho. Além disso, é comumente aplicado em plantações de cana-de-açúcar. Devido à alta solubilidade do composto e sua lenta degradação em condições naturais, tem sido considerado um poluente emergente principalmente em ecossistemas aquáticos, representando um risco à saúde humana, à flora e à fauna.

+ Bagaço de maçã pode ajudar a diminuir o uso de combustível fóssil

O estudo conduzido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pode, no futuro, ajudar a remediar o problema.

Os pesquisadores produziram materiais à base de carbono grafítico poroso modificado com óxidos de ferro, o que confere propriedades magnéticas. Por meio de diferentes testes, parte deles feito com amostras de água coletadas em locais contaminados, os pesquisadores comprovaram que o material tem alta capacidade de remover a atrazina do meio líquido por meio de um processo chamado adsorção (adesão de moléculas de um fluido a uma superfície sólida).

“A publicação deste artigo em uma revista de alto impacto no campo das ciências ambientais foi possível devido à eficiência do material, mas principalmente porque estudos utilizando amostras ambientais foram feitos para comprovar essa aplicabilidade em condições naturais”, comenta Ailton José Moreira, coautor do estudo e integrante do CDMF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp.

Também participaram do projeto Ernesto Chaves Pereira, professor da UFSCar, e a equipe supervisionada por Roberto Bertholdo na Universidade Federal de Alfenas.