Agricultura

Milho: com alta no preço, Imea projeta novo aumento da área em MT

Segundo o Imea, além do preço, a alta na estimativa segue pautada pela elevada demanda do cereal, e pelo bom desenvolvimento da semeadura

A área plantada com milho em Mato Grosso na safra 2021/22 deverá totalizar 6,28 milhões de hectares, o que corresponde a um incremento de 7,44% em relação a temporada anterior. A estimativa foi divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), e indica uma elevação de 0,74% em relação ao último relatório.

Segundo o Imea, a alta na estimativa segue pautada pela valorização no preço do milho e a elevada demanda do cereal, além do bom desenvolvimento da semeadura no estado, que já conta com 41,90% das áreas semeadas até a última sexta-feira (4).

Milho lavoura
Foto: Daniel Popov

O instituto ainda ressalta que com a evolução da colheita da soja, bem como a semeadura da safra 2021/22 do milho em Mato Grosso, os produtores conseguem avaliar melhor o cenário da temporada e decidir com maior exatidão a área que será destinada ao cultivo do cereal.

No mesmo sentido, o Instituto também revisou a expectativa de produtividade das lavouras em Mato Grosso, onde foi notado um incremento de 1,14% ante o relatório passado, sendo esperado 107,31 sc/ha. Este aumento resultou em uma elevação de 15,82% quando comparado a safra passada que sofreu com intempéries climáticas e semeadura fora do período ideal. Cabe destacar que, a expectativa desse acréscimo na temporada 2021/22 foi pautada pela colheita da soja que vem evoluindo de maneira antecipada, até o momento, e que consequentemente está favorecendo a semeadura do cereal com a liberação de áreas de segunda safra.

De acordo com previsões feitas pelo Imea é esperado que cerca de 93,91% das áreas serão semeadas dentro da janela considera ideal. Além disso, os índices pluviométricos no estado estão acima do registrado nos últimos anos e os modelos climáticos do Noaa apontam volumes de chuvas acima da média para os meses de março, abril e maio, o que a princípio pode ser outro fato positivo para o rendimento no estado.

Por fim, com a alteração nas estimativas de área e produtividade, a produção para a safra 2021/22 passa a ser estimada em 40,40 milhões de toneladas, um acréscimo de 24,07% frente ao observado na safra 2020/21.