Milho

Importação de milho transgênico dos EUA será permitida a partir de 1º de julho, diz CTNBio

Liberação da aquisição do cereal americano é aguardada com expectativa pelo setor de proteína animal, em razão da baixa oferta do grão produzido no Brasil

As importações de milho transgênico dos Estados Unidos serão permitidas a partir de 1º de julho. Apuração da reportagem do Canal Rural em Brasília mostra que as variedades geneticamente modificadas cultivadas nos EUA já foram aprovadas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Nesta quinta-feira, 17, será publicado no Diário Oficial da União uma nova norma de liberação comercial de transgênicos que, segundo a entidade, entrará em vigor no início do próximo mês e permitirá a importação do grão norte-americano.

As variedades de milho transgênico cultivados nos Estados Unidos que ainda não possuíam autorização de comercialização, importação e consumo no Brasil já receberam parecer técnico favorável da CTNBio. A assessoria de imprensa da comissão confirmou que o último parecer técnico sobre o assunto foi publicado no Diário Oficial da União na semana passada.

Com esses sinais positivos da entidade, a indústria de proteína animal está a um passo de poder importar o grão para uso na alimentação de aves e suínos. O movimento é aguardado com expectativa pelo setor, que reclama da alta de preços do milho ocasionada pela baixa oferta do produto nacional.

No início da semana, a ministra Tereza Cristina já havia anunciado que haveria novidades sobre a importação de milho americano. A publicação da nova Resolução Normativa sobre liberação comercial de transgênicos era a última etapa a ser cumprida para a realização das compras internacionais. De acordo com fontes do Ministério da Agricultura, o ajuste feito na resolução pré-existente do assunto dará mais segurança jurídica para que importadores possam adquirir variedades de milho que tanto combinem como utilizem de forma isolada os eventos transgênicos aprovados recentemente.