Milho

Milho: após seca, Santa Catarina vai destinar R$ 18 mi para compra de sementes

Após produção ser afetada por estiagem, governo do estado quer estimular o cultivo do grão; catarinenses produzem em média 3 milhões de toneladas e consomem quase 7 milhões de toneladas

Milho: produtores do RS perdem 50 sacas por hectare com a seca
Secretaria de Agricultura afirma que o fomento à produção de milho é essencial haja vista a grande quantidade de suínos e aves no estado. Foto: José Domingos Lemos Teixeira

O governo de Santa Catarina vai destinar R$ 18,6 milhões para apoiar a aquisição de 200 mil sacas de semente de milho pelos produtores do estado. Segundo a Secretaria de Agricultura, o objetivo é aumentar o cultivo. 

Nesta safra os produtores catarinenses colherão menos por causa da estiagem. De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), A produção do milho primeira safra deve cair 8% por conta da falta de chuvas na região. Para a soja, as perdas no estado podem chegar a 4,2% e no feijão primeira safra, 3,2%.

“Essa iniciativa é mais uma forma de aumentar a competitividade do estado, já que o milho é um produto estratégico para alavancar ainda mais o agronegócio catarinense”, disse, em nota, o governador Carlos Moisés. A produção média de Santa Catarina é de 3 milhões de toneladas para um consumo de quase 7 milhões de toneladas para alimentação animal. 

“O fomento à produção de milho é essencial para Santa Catarina haja vista a grande quantidade de suínos e aves que temos no estado e que movimentam a nossa economia e garantem boa parte do PIB do agronegócio”, acrescentou o secretário adjunto da Agricultura, Ricardo Miotto.