Milho

Milho: colheita da safrinha avança 30% no Centro-Sul; PR e MS seguem lentos

A previsão de uma nova onda de frio nesta semana também está no radar do produtor e, se confirmada, mais perdas poderão ocorrer

milho orgânico
Foto: Leonardo Rocha / Embrapa Divulgação

O tempo mais seco tem favorecido o avanço da colheita da safrinha de milho 2021 em áreas prontas do Centro-Sul do Brasil. De acordo com levantamento da AgRural, 30% da área cultivada na região estava colhida até a última quinta-feira, 15, contra 20% uma semana antes.

Mas o atraso no plantio e as temperaturas mais amenas, que têm dificultado a perda de umidade dos grãos no Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde os trabalhos ainda são muito incipientes, mantêm o ritmo bem atrás dos 43% do mesmo período do ano passado. Nos dois estados, os produtores estão preocupados com a qualidade do milho atingido pelas geadas durante o enchimento de grãos, que pode ficar ainda pior se chover nos próximos dias.

A previsão de uma nova onda de frio nesta semana também está no radar do produtor e, se confirmada, mais perdas poderão ocorrer.

Produção

No início de julho, a AgRural fez um novo corte em sua estimativa de produção de milho na safrinha 2021, que agora é de 54,6 milhões de toneladas no Centro-Sul e 59,1 milhões de toneladas no Brasil. Na safrinha 2020, a produção foi de 70,5 milhões e 75,1 milhões de toneladas, respectivamente.